Navegando pela Transformação Digital na Indústria de Mineração e Metal
À medida que a indústria de mineração enfrenta a pressão para descarbonizar e garantir investimentos de capital, essa necessidade será o fator decisivo para tornar a mineração preparada para a IA? As iniciativas de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) vêm crescendo no setor há anos. Um investimento significativo tem sido feito para migrar plataformas essenciais para a nuvem e garantir que os dados estejam prontos para uso. Agora é o momento de transformar esses dados em valor real.
A descarbonização tem sido um dos fatores emergentes que impulsionam as iniciativas de IA e IoT na indústria de mineração. Algumas das principais empresas mineradoras já começaram a tomar medidas para reduzir sua pegada ambiental por meio de plataformas tecnológicas de IA. Algumas delas já estão agindo de forma imediata, investindo em energia renovável e eletrificação, além de melhorar a governança para se alinhar aos padrões globais de relatórios de riscos climáticos.
Para alcançar uma descarbonização bem-sucedida, as empresas de mineração estão combinando soluções de IA com energias renováveis, eletrificação, compensação de carbono, gestão de dados e garantia da integridade dos dados nos relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG).
A escala e o potencial dessas tecnologias avançadas ainda não foram totalmente explorados. Mas quais são as oportunidades?
- Segurança e prevenção de incidentes
- Gestão de ativos de ponta a ponta para reduzir desperdícios e tempo de inatividade
- Padronização para impulsionar a inovação
- Gerenciamento de novos empreendimentos e projetos
- Manutenção da competitividade no mercado
- Redução de riscos operacionais e de saúde e segurança
- Mitigação de riscos ambientais e comunitários (HSEC)
- Garantia da licença social para operar (SLO)
- Aumento do engajamento e da produtividade dos trabalhadores
- Facilitação da conformidade com requisitos regulatórios críticos
- Interoperabilidades entre sistemas
Um problema significativo que persiste desde o início das atividades de mineração até os dias atuais é o impacto dos riscos à saúde, segurança e meio ambiente. Os perigos associados à mineração são diversos, incluindo a exposição das pessoas a ambientes de risco e o uso frequente de equipamentos grandes e perigosos.
Analisando as discussões promovidas pela Accenture e pelo World Economic Forum (2017), foi argumentado que as iniciativas de transformação digital adotadas pela indústria de mineração e metais ao longo de dez anos poderiam melhorar significativamente a segurança no setor, evitando aproximadamente 1.000 mortes e 44.000 lesões. Além disso, os benefícios econômicos, ambientais e produtivos que a transformação digital poderia gerar para a indústria da mineração entre 2015 e 2025 foram estimados em mais de US$ 425 bilhões.
É aqui que a expertise da Hexagon pode ajudar sua organização. A Hexagon possui uma capacidade completa para gerenciar o ciclo de vida da mineração, auxiliando empresas na necessidade de digitalizar e transformar sistemas e processos operacionais. Além disso, a Hexagon acelera iniciativas de melhoria contínua e aprimora a tomada de decisões. A Hexagon ajuda empresas de mineração a prevenir fatalidades e lesões, garantir conformidade com processos, proteger investimentos em ativos, implementar soluções de cibersegurança e desenvolver gêmeos digitais abrangentes.
Um exemplo prático desse valor pode ser encontrado na Rustenburg Platinum Mines Limited (Anglo American Platinum). O processo de digitalização dessa empresa começou com a conexão de seus sistemas de processo aos seus coletores de big data e geradores de dados. No entanto, perceberam rapidamente que isso não era suficiente para cobrir todas as suas necessidades operacionais.
A falta de interoperabilidade abrangente dos dados dentro da Anglo American Platinum era um problema crítico, especialmente no gerenciamento de planilhas essenciais que armazenavam dados inseridos manualmente por funcionários.
Isso levou a empresa a implementar j5 Operations Management Solutions (j5 OMS) em cinco unidades, com o objetivo de coletar dados operacionais dispersos e não estruturados e integrá-los ao Aveva™ PI System™, SQL databases, sites personalizados e outras fontes de dados operacionais.
Embora ainda esteja no início da implementação, a Anglo American Platinum já percebe benefícios significativos com o uso inicial do j5 OMS e uma adoção crescente da plataforma. As operações foram simplificadas e, em alguns casos, sistemas inteiros foram eliminados. E esse foi apenas um dos benefícios.
Outro exemplo de empresa mais avançada na jornada de transformação digital é a BHP Minera Escondida. Em seu projeto de expansão Spence Growth Option, a mineradora construiu uma moderna planta de concentração de cobre e molibdênio, utilizando a tecnologia de Gêmeo Digital da Hexagon ao longo da execução do projeto.
A solução de Gêmeo Digital permite que a gestão das informações de engenharia e operações seja realizada de forma centralizada e transparente por todos os profissionais envolvidos no projeto. Isso contribui para aumentar a segurança, a confiabilidade e a eficiência dos ativos operacionais.
Tradicionalmente, na engenharia, as revisões são feitas manualmente, o que pode levar a erros por parte dos contratados. Desde que a BHP adotou essas soluções de software, os erros potenciais foram significativamente reduzidos ao longo de todo o ciclo do projeto. Como resultado, houve um aumento comprovado na lucratividade.
Dê o próximo passo com a Hexagon. Agora é o momento de colocar seus dados para trabalhar e transformar informações não estruturadas em um ativo digital inteligente. Com isso, será possível visualizar, construir e gerenciar estruturas e instalações de todas as complexidades, garantindo operações seguras e eficientes ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.